segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Surdez

Afonso: Inês, vamos escrever. O que você quer comprar?
Inês: (não responde)
Afonso: Vamos escrever café?
Inês: (não responde)
Afonso: Ou você quer escrever arroz?
Inês: (não responde)
Afonso: O que você prefere,Inês? Hein, hein, Inês?



Para um melhor entendimento sobre o tema exposto, passamos a explicar o conceito de surdez. Deste modo, surdez pode ser definida segundo três pontos de vista: ponto de vista médico, educacional e cultural. Em termos médicos denomina-se por hipoacúsia, sendo categorizado em vários níveis, do ligeiro ao profundo. No ponto de vista educacional, surdez relaciona-se com a capacidade de a criança aprender a linguagem por via auditiva e ter um desempenho educacional. Por fim, em marcos culturais é descrita em termos de uma identidade cultural partilhada entre indivíduos surdos ou com perda auditiva. Sintetizando, surdez é uma deficiência auditiva que é tão grave que o individuo é deficiente no processamento de informação linguística através da audição.

Para detectar o grau de surdez, é necessário que seja feito um exame audiométrico, isto é, são feitos testes para avaliar a audição. São três as técnicas utilizadas: audiometria por resposta visual, audiometria por observação comportamental e audiometria pelo jogo. Nestes testes o audiólogo pede ao indivíduo para se movimentar enquanto ouvir um som e quando deixar de o ouvir parar. Estes sons são de diferentes intensidades e é através de um audiograma que o indivíduo saberá qual é o seu grau de perda auditiva.
A surdez pode-se classificar de grau: ligeiro ou leve, médio, severo, profundo e anacusia. A audição normal varia dos 0 aos 25 dB. A perda auditiva ligeira ou leve varia entre os 20 e os 40 dB. A perda auditiva média varia entre os 40 e os 70 dB. A perda auditiva severa varia entre os 70 e os 90 dB. E, a perda auditiva profunda é superior a 90 dB.

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